brasilia_pt

Brasília

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

Praticamente o movimento esperantista em Brasília teve início a 8 de junho de 1974, por ocasião da fundação do Conselho Brasileiro de Esperanto e eleição de sua primeira diretoria.

Sua primeira reunião realizou-se a 24 daquele mesmo mês e dela participaram as seguintes pessoas: senhores Francisco de Souza Almada, Presidente (Santos, SP); Nelson Pereira de Souza, 1º Secretário (Brasília, DF); Gilberto Aquino Silva Velho, Vice-presidente de Intercomunicação (Caçapava, SP); senhora Marija Pozder Almada, Vice-presidente de Turismo (Santos, SP); senhores Onésimo da Costa e Faria, Vice-presidente de Finanças (Belo Horizonte, MG); Giuseppe Grattapaglia, Vice-presidente de Relações Internacionais (Alto Paraíso, GO); Waldir Antônio Silvestre, presidente da Associação Brasiliense de Esperanto (Brasília, DF); Francisco Matos de Oliveira, tesoureiro da Associação Brasiliense de Esperanto (Brasília, DF); e senhoras Gilka Silva Velho (Caçapava, SP) e Ursula Grattapaglia (Alto Paraíso, GO).

Durante a reunião foram tratados importantes assuntos sobre o desenvolvimento do Esperanto no País, inclusive o projeto de aquisição da sede própria em Brasília.

Essa reunião ocorreu no Centro Espírita Fraternidade onde, à noite, foi exibido um filme falado em Esperanto, realizado pela empresa FIAT.

O principal objetivo do Conselho Brasileiro de Esperanto era possibilitar a intercomunicação entre as organizações esperantistas em todo o País e colaborar para a transferência da Liga Brasileira de Esperanto do Rio de Janeiro para Brasília, porque o Distrito Federal acha-se no centro do País e próximo dos Poderes da República, o que certamente ajudará a divulgação da língua e do movimento esperantista em geral.

A transferência da Liga Brasileira de Esperanto para Brasília ocorreu a 31 de julho de 1986, cujo assunto detalhado você lerá nas páginas seguintes.

Segundo informação publicada no órgão oficial do Conselho Brasileiro de Esperanto nº 20, a data da fundação do BKE é 4 de junho de 1974. O nº 66 confirma a data supra mencionada de 8 de junho. (Nota do coordenador)

De 15 a 18 de julho de 1976 Brasília hospedou o 11º Seminário Brasileiro de Esperanto, cuja abertura solene foi presidida pelo Dr. Elmo Serejo Farias, governador do Distrito Federal. Além da participação de esperantistas de todo o País o eventocontou com a honrosa presença do dinamarquês Torban Kehlet, delegado da Associação Universal de Esperanto, e representantes da Alemanha, Inglaterra, Austrália, Grécia, Portugal, Itália, Japão, Hungria, Tchecoslováquia, Áustria e Colômbia.

O programa constituiu-se de palestras da Sra. Ursula Grattapaglia, sobre a Associação Universal de Esperanto, Esperanto – Língua Social, por Pandiá Pandu, e Esperanto e Radioamadorismo, por Nid Dutra D’Amorim.

Durante o encontro ocorreram ainda preleções sobre Turismo, Arte Fotográfica, Força e Fraqueza da Ciência Moderna, As Vantagens do Esperanto nas Relações Internacionais, além de várias reuniões de trabalho.

No domingo, o padre esperantista José Nogueira Machado celebrou um casamento totalmente em Esperanto na catedral de Brasília.

O presidente do Seminário foi o engenheiro Nid Dutra D’Amorim, diretor do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) do Distrito Federal. A organização foi da Cooperativa Cultural dos Esperantistas do Rio de Janeiro, auxiliada pela Associação Brasiliense de Esperanto, Instituto Lucis (Taguatinga, DF) e Fazenda Escola “Bona Espero” (Alto Paraíso, GO).

O governador do Distrito Federal concedeu refeição, graciosamente, para mais de oitocentas pessoas, além de transporte e hospedagem para duzentos esperantistas.

A Comissão Organizadora do 11º Seminário Brasileiro de Esperanto foi: Dr. Nid Dutra D’Amorim, Presidente; Comandante Euripedes do Nascimento, Presidente do LKK (Loka Kongresa Komitato - Comitê Local do Congresso); Dr. Joir Barreiro, Diretor Administrativo da TERRACAP; Dr. Newton Egydio Rossi, Presidente da Federação Comercial; Srs. Mario Garófalo, Diretor do Jornal “Vanguarda”; Jorge Cahuí, Diretor da Associação Comercial do Distrito Federal; Nelson Pereira de Souza, Secretário do Conselho Brasileiro de Esperanto; Francisco Matos de Oliveira, Tesoureiro da Associação Brasiliense de Esperanto; Prof. Arcelino Silveira, Presidente da Associação Brasiliense de Esperanto; Sra. Ursula Grattapaglia, diretora da Fazenda Escola Bona Espero; padre Urbano Rausch SJ, Presidente da ASSENT – Associações Assistenciais de Taguatinga, DF; padre Francisco Xavier da Silva, Pároco da Igreja de Taguatinga; e pastor Josino Moreira de Miranda, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O grandioso sucesso atingido pelo 11º Seminário Brasileiro de Esperanto em Brasília, embora ocorrido cinco anos antes, demonstrou que a cidade efetivamente presta-se para a hospedagem do Congresso Universal de Esperanto e abriu asportas da cidade visando aquela importante futura realização.

Todavia, para adquirir experiência visando o 66º Congresso Universal de Esperanto em nosso País, a diretoria do BKE decidiu realizar seu 1º Congresso Brasileiro, cuja cidade escolhida foi Juiz de Fora, MG, durante o período de 3 a 6 de abril de 1980. Local: Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora; Tema: Colaboração; Patrono: Prof. Sebastião Almeida Paiva, reitor da universidade; Presidente do BKE: Sr. Francisco de Souza Almada; Convidados Especiais: Sra. Ursula Grattapaglia, diretora da Associação Universal de Esperanto; Eng. Giuseppe Grattapaglia, delegado geral da UEA no Brasil; Dr. Braz Cosenza, presidente da Cooperativa Cultural dos Esperantistas; Prof. Sylla Chaves, presidente da Liga Brasileira de Esperanto; Sr. Orlando Lopes Jr., presidente da Comissão Organizadora.

Exposição do Major Gilberto Aquino Silva Velho.

Segundo notícia publicada no boletim do BKE inscreveram-se no congresso 99 pessoas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, e um dos Estados Unidos.

A abertura solene ocorreu no salão nobre da reitoria da Universidade Federal, feita pelo presidente do LKK, que transmitiu a palavra ao Prof. Francisco de Souza Almada, que em breves palavras saudou as autoridades e ao público presente, agradecendo a todos que contribuíram para a realização do evento. Após, falou o pró-reitor, Lucas Marques do Amaral, em nome do reitor, ausente, em viagem para a Europa; Dr. Francisco Antônio de Mello Reis, prefeito de Juiz de Fora e presidente de honra do congresso, que entusiasticamente louvou o evento, sendo fervorosamente aplaudido.

Posteriormente o Sr. Nelson Pereira de Souza, orador oficial, proferiu um discurso digno de louvor destacando a admirável obra do Dr. Zamenhof. Falaram ainda as seguintes pessoas: Prof. Francisco de Souza Almada, Délio Pereira de Souza, Sras. Elvira Fontes, Ursula Grattapaglia e Marija Pozder Almada, Srs. Ivon Barbosa e Giuseppe Grattapaglia.

À tarde ocorreu concurso de oratória cujos vencedores foram os jovens Pedro Albeirici da Rocha e Srta. Neima Adorno.

Domingo aconteceu missa em Esperanto, celebrada pelo padre Pedro Urbaitis, auxiliado por cinco padres não esperantistas.

Amplo foi o resultado da divulgação do Esperanto na cidade universitária de Juiz de Fora e região, graças ao dedicado trabalho da diretoria do BKE e da comissão organizadora local.

Segundo informação publicada no orçamento do Conselho Brasileiro de Esperanto-1979, após apenas oito meses do lançamento da campanha visando a compra da sede própria do BKE, foi adquirida uma sala contendo aproximadamente 40m², banheiro, divisória e telefone, localizada no setor comercial sul de Brasília, o que significa uma grande vitória.

Além disso, o Conselho até esse ano já publicou, regularmente, cinqüenta edições do boletim, sob a competente direção da senhora Marija Pozder Almada, contendo sempre interessantes notícias e artigos sobre o movimento esperantista.

66uk_brasiljo.jpgO Secretário do Conselho, Nelson Pereira de Souza, conclui o orçamento informando que o Conselho está colaborando ativamente com o comitê local do congresso, na organização do 66º Congresso Universal de Esperanto a realizar-se em Brasília em 1981, sobre cujo assunto já colocou à disposição a sede do Conselho e crê que esse será o mais importante evento a realizar-se no movimento esperantista em nosso País.

De 25 de julho a 1º de agosto de 1981 os esperantistas brasileiros viveram um dos mais importantes momentos na história do movimento esperantista em nosso País. Naquela inesquecível semana, Brasília, a nova capital brasileira, hospedou mais de dois mil esperantistas vindos de cinqüenta e um países dos cinco continentes.

O Presidente da República, General João Batista Figueiredo, concordou ser o patrono e o Vice-presidente, Aureliano Chaves, presidiu a inauguração solene do congresso, cujo brilhante discurso em português foi simultaneamente traduzido em Esperanto pelo Prof. Walter Francini.

A solenidade, no luxuoso salão da Câmara dos Deputados, reuniu importantes autoridades da República, entre as quais merece menção especial o Senador esperantista José Lins de Albuquerque, presidente do comitê local do congresso, e o Deputado Federal Freitas Nobre, autor de muitos projetos e leis favoráveis ao Esperanto.

O 37º Congresso Brasileiro de Esperanto realizado em Brasília, de 15 a 20 de julho de 2001 foi uma importante demonstração da capacidade de organização dos esperantistas brasilienses. O comitê local foi dirigido pelas seguintes pessoas: Presidente, Dr. Lício de Almeida Castro; Vice-presidente, Prof. Euripedes Alves Barbosa; Secretário, Enivaldo Alves Filho; Tesoureiro, Devanizio Apolinário dos Santos; Comunicação, Francisco Mattos de Oliveira; Programas, Fabrício Rodrigues Valle; Programações Artísticas, Srta. Eida Messias Lima; Hotéis e Turismo, Valter de Campos; Instrumental do Congresso, Paulo Henrique Gonçalves; Arranjo Gráfico, Luciana do Nascimento Maria.

O congresso realizou-se no Colégio Militar de Brasília. Na mesma oportunidade e local realizou-se o 22º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira, com a participação de um grande número de entusiastas jovens laboriosos, além do Congressinho Infantil.

  • brasilia_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2010/09/12 17:13
  • de avellar