caruaru_pt

Caruaru

Escrito pela Dra. Maria Socorro Bezerra Chaves.

Segundo a D-ra. Maria Socorro Bezerra Chaves, o pioneiro do movimento esperantista nessa cidade foi Geraldo Pires Sitônio que, simpatizante e autodidata da língua, não conseguiu divulgá-la conforme era seu desejo. Isso ocorreu mais ou menos em 1950. Após alguns anos Sitônio mudou-se de Caruaru e o Esperanto ficou esquecido. Mas por ocasião da 6ª Reunião de Trabalho das Associações Esperantistas Nordestinas, realizada em Recife, ficou decidido que a 7ª Reunião de Trabalho ocorreria em Caruaru, em dezembro daquele mesmo ano. Ainda durante a 6ª Reunião, Prof-ro Paulo Amorim Cardoso foi convidado e aceitou o convite para ministrar um curso de Esperanto na Faculdade de Direito de Caruaru durante o período de maio/julho de 1993, que efetivou-se com a participação de 20 alunos, os quais se diplomaram a 6 de julho durante solenidade realizada no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Caruaru - PE. A 18 de maio, data da emancipação da cidade, foi fundado o primeiro grupo esperantista na cidade e, em homenagem a esse culto e incansável esperantista, foi dado à nova sociedade o nome de “Caruaru Esperanto-Klubo Dr. Paulo Amorim Cardoso”. Por ocasião do evento o patrono do clube em emocionado discurso destacou a importância do Esperanto, principalmente para vencer as barreiras lingüísticas entre os povos. Em seguida distribuiu livros, revistas, jornais e outros materiais de propaganda para divulgação do Esperanto.

A 7ª Reunião de Trabalho das Associações Nordestinas de Esperanto efetivamente realizou-se em Caruaru durante o último fim de semana de novembro de 1993, no Departamento Regional de Educação do Estado, com a participação de esperantistas da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Bahia.

O saudoso padre José Nogueira Machado prelecionou sobre a beleza e utilidade do Esperanto.

No primeiro trimestre de 1994 Prof. Nélio Costa instalou curso grátis de Esperanto, na parte central da cidade. Duração de cada curso, três meses. As classes iniciavam-se com mais de cem alunos, mas infelizmente terminavam com oito ou nove.

Segundo informação publicada no “Esperanto Noticias” nºs 172-174, O Clube Esperantista de Caruaru, em agosto de 1998, realizou no auditório da “Rádio Jornal de Caruaru” um curso básico de Esperanto, sob o patrocínio da “Associação Municipal Espírita”. Organizada pelo Clube Esperantista de Caruaru, ocorreu, em 1º e 2 de maio de 1998, a 12ª. Reunião de Trabalho das Associações Esperantistas do Nordeste, com a participação de representantes dos seguintes estados: Sr. Inácio Araújo (Salvador – BA); Dra. Maria do Socorro Bezerra Chaves (Caruaru – PE); Dr. Jason Gonçalves de Lima (João Pessoa – PB); Sr. Hamilton Nery (Recife – PE); Sr. João de Moura Fé (Teresina – PI) e Dr. Wandemberg Ribeiro Moraes (Fortaleza – CE)


Vidu cxi tiun artikolon en esperanto.

  • caruaru_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 15:07
  • de zehanonimo