cuiaba_pt

Cuiabá

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

Segundo informação constante do acervo do Major Gilberto A. Silva Velho, durante o período de 21 de setembro a 15 de dezembro de 1984 funcionavam cursos de Esperanto nas seguintes instituições da capital Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Liceu Cuiabano e Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. O governador do Estado, Sr. Julio Campos e sua esposa são simpatizantes do movimento esperantista e apóiam o dedicado trabalho do coidealista Ciro Gomes de Freitas, principal responsável pela divulgação da Língua Internacional Esperanto na capital daquele Estado.

O 7º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira, realizado em Janeiro de 1985, contou com o apoio não só do Governo de Estado, mas também da Secretaria de Educação e Cultura, da Prefeitura de Cuiabá e várias outras instituições dessa capital, além do apoio da Sra. Izabel Pinto Campos, esposa do governador, que ofereceu um banquete aos jovens no Palácio Alencastro.

A coordenação do congresso esteve sob a responsabilidade do jovem Ciro Gomes de Freitas, juntamente com o dedicado coidealista Amarilio Hévia Carvalho. Participaram do evento aproximadamente 150 esperantistas de quase todos os Estados do País.

Naquele tempo o movimento esperantista estava dividido entre três associações: Liga Brasileira de Esperanto, Cooperativa Cultural dos Esperantistas e Conselho Brasileiro de Esperanto. A sugestão apresentada nesse congresso foi pela fusão das três associações numa só, sob o tradicional nome Liga Brasileira de Esperanto. Essa sugestão tornou-se conhecida em todo o País por “Resolução de Cuiabá”, que depois tornou-se realidade.


Vidu ĉi tiun artikolon en esperanto.

  • cuiaba_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/24 14:53
  • de 127.0.0.1