garanhuns_pt

Garanhuns

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

O 2º Encontro de Esperanto da Região Nordeste ocorreu na cidade de Garanhuns-PE e contou com a presen ça de várias pessoas, entre as quais o prefeito local, Sr. Ivo Amaral Tino, e também dos destacados esperantistas: Prof. Sylla Chaves, Major Gilberto A. Silva Velho, Prof. Jannes Marcus Mabessoone e Profa. Elma do Nascimento, do Rio de Janeiro.

A solenidade de abertura ocorreu a 4 de julho de 1980 e foi feita pelo representante do Garanhuns Esperanto-Klubo, João Marques, que enalteceu a importância do evento e agradeceu a presença de todos os participantes. A seguir foram abertas as atividades do encontro com grande número de idéias apresentadas, além de importantes decisões aprovadas.

Antes do encerramento dos trabalhos, um coral da Associação Potiguar de Esperanto apresentou-se com grande sucesso.

A reunião de encerramento foi feita pelo prefeito Ivo Amaral Tino que incitou os participantes a ajudar os clubes esperantistas existentes em todo o território nacional, porque somente assim nosso movimento breve se tornará forte e conhecido de todos os brasileiros.

A 1º de julho de 1979 na sede da Academia de Letras de Garanhuns, ocorreu a posse da diretoria do Garanhuns Esperanto- Klubo, cujos diretores foram os seguintes: Presidente, Sra. Janilde Bezerra de Oliveira; Secretária, Sra. Maria do Socorro Monteiro; Tesoureira, Sra. Neusa Soares Bezerra de Melo; Divulgação e Propaganda, Srs. Humberto Alves de Morais e José Rodrigues.

Jannes Marcus Mabessoone representou a Associação Pernambucana de Esperanto durante o evento.


Vidu cxi tiun artikolon en espranto.

  • garanhuns_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 15:09
  • de 127.0.0.1