mossoro_pt

Mossoró

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

Por intermédio do jovem esperantista Carlos Petinati, fomos informados de que o pioneiro do movimento esperantista em Mossoró e possivelmente no Estado do Rio Grande do Norte, foi seu avô, Sr. Targino Soares. Carlos nos enviou algumas correspondências que o Sr. Targino manteve com diretores do Clube brasileiro de Esperanto no ano de 1931.

Entre a correspondência encontra-se um convite para a solenidade a realizar-se a 29 de Junho de 1931, por ocasião do 35º. aniversário de fundação do Clube, sob a presidência do Dr. Everardo Backheuser, fundador e presidente de honra do Clube no Rio de Janeiro. A palestra sobre a língua Esperanto seria realizada pelo Dr. Mário Teixeira de Freitas, Diretor de Estatística e Divulgação do Ministério de Educação e Saúde Pública.

Targino trocou correspondência com o Dr. A. Couto Fernandes e até mesmo com a UEA, vinda de Genebra, datada de 10 de Julho de 1934.

Pelo material recebido pudemos concluir que aquele coidealista foi um entusiasta divulgador do Esperanto na cidade de Mossoró.


Vidu cxi tiun artikolon en esperanto.

  • mossoro_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 15:38
  • de 127.0.0.1