olinda_pt

Olinda

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

O “Esperanto Notícias”, de janeiro/março de 1987, anuncia o recebimento de um projeto vindo de Olinda, PE, cujo objetivo é a introdução do Esperanto nas escolas de 1º e 2º graus das redes particular e oficial do Estado de Pernambuco. O trabalho é organizado pelos professores Edson Mascarenhas e José Antônio da Silva. As páginas 13, 14, 15 e 16 baseiam-se em um projeto do professor Euclydes Geraldis de Carvalho, de Bauru, SP.

O Prof. Edson Mascarenhas foi presidente da Associação Brasileira de Didática de Cursos de Esperanto, fundada a 3 de abril de 1991, na biblioteca pública estadual “Presidente Castelo Branco”. Há seis naos o Prof. Edson trabalha na divulgação do ensino do Esperanto em diversos educandários, tais como a Pontifícia Universidade Católica do Recife, no Instituto Brasileiro de Estudo de Línguas (Olinda - PE), Federação Espírita de Pernambuco, Colégios Nóbrega e Souza Leão, no Instituto Bandeirante “Escola Polivalente Emília Cavalcante de Albuquerque” e em clubes esperantistas de Olinda e Recife.

Sob a coordenação da Associação Brasileira de Cursos de Didática do Esperanto, realizou-se de 19 a 21 de julho de 1996 o Primeiro Encontro Esperantista do Estado de Pernambuco, sob o seguinte tema: “Esperanto nas Escolas”. Participaram do evento associações das seguintes cidades: Recife, Olinda, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno. Participaram ainda representantes de Fortaleza, CE e Teresina, PI. O organizador do encontro foi o dedicado Prof. Edson Mascarenhas.

O 4º Encontro Esperantista do Estado foi realizado a 13 de novembro de 1999 na Faculdade de Ciência e Administração de Pernambuco, sob o tema: “O Esperanto a Caminho do 3º Milênio”. A coordenação foi da Associação Brasileira de Didática de Cursos de Esperanto e colaboração da Associação Pernambucana de Esperanto, sob a presidência do Dr. Luís Márcio de Oliveira Assunção.


Vidu cxi tiun artikolon en esperanto.

  • olinda_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 15:17
  • de zehanonimo