pocinhos_pt

Pocinhos

Escrito pelo Prof. Roberto da Silva Ribeiro.

No movimento esperantista, foi co-fundador da Associação Esperantista de Campina Grande (na sua segunda fase), co-fundador do Pocinhos Esperanto-Klubo e da Associação Esperantista da Paraíba, da qual foi o primeiro presidente. Foi membro do primeiro Conselho Federativo da Liga Brasileira de Esperanto (BEL); atualmente é delegado da UEA em Pocinhos.

O primeiro esperantista em Pocinhos foi Ricardo Romero Viana. De Niterói – RJ, sua cidade natal, onde aprendeu Esperanto com Amarilio Carvalho, no final da década de 70, ele veio para Pocinhos no começo da década de 80, mas ainda não era um tenaz esperantista.

Na década de 80, alguns esperantistas de Pocinhos aprenderam Esperanto em Campina Grande (há 32 quilômetros de Pocinhos), mas não permaneceram no movimento. Somente em 1987, quando Iracira José da Costa Ribeiro começou a aprender a língua em Campina Grande, surgiu a idéia de criar um grupo esperantista em Pocinhos. Ela divulgou e reuniu um grupo de dez pessoas, as quais convidaram Roberto da Silva Ribeiro, então residente em Campina Grande, para dirigir o curso.

Em 22 de março de 1987, essas pessoas fundaram o Clube Esperantista de Pocinhos. Durante um ano a causa prosseguiu suficientemente bem, mas rapidamente enfraqueceu. Depois, eles realizaram alguns cursos e eventos na cidade, como o Primeiro Encontro Paraibano de Esperantistas, em 1996, quando fundou-se a Associação Esperantista da Paraíba.

Ultimamente (no ano 2000) ainda restam alguns esperantistas na cidade, mas estão inativos.


Vidu cxi tiun artikolon en esperanto.

  • pocinhos_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 14:45
  • de zehanonimo