ribeirao_preto_eo

Diferencoj

Tio montras diferencojn inter du versioj de la paĝo.

Ligilo al kompara rigardo

Sur ambaŭ flankoj antaŭa revizioAntaŭa revizio
ribeirao_preto_eo [2019/06/27 23:22] avellarribeirao_preto_eo [2019/06/27 23:24] (aktuala) avellar
Linio 97: Linio 97:
   * Strateto Travessa Esperanto en kvartalo Campos Elíseos;   * Strateto Travessa Esperanto en kvartalo Campos Elíseos;
   * Strateto Travessa Doutor Zamenhof en kvartalo Ipiranga;   * Strateto Travessa Doutor Zamenhof en kvartalo Ipiranga;
- 
----- 
- 
- 
-14.12.1966 - da esquerda para a direita – Membros do Ribeirão Preto Esperanto Clube – Lilia Carvalhais, Maria Emilia Barboni, Elizabeth P. Suassuma, José Pedro Miranda, José de Freitas Ramos, Osvaldo de Arruda Stein, Arthur Soldatti, Valdir Pires, Gilberto de Mello Brigadão, Manoel Moacir Sisccatti, Leda Freitas Ramos. - (Foto cedida por Manoel Moacir Sisccatti) 
- 
-Em Ribeirão Preto, o Esperanto começa a estruturar-se em termos de associação nos anos sessentas, embora já existissem esperantistas na cidade. 
- 
-Lei nº 1414 de 5 de junho de 1964 – Cria o curso Municipal de Esperanto, anexo ao Ginásio Municipal Dom Luiz do Amaral Mousinho. – Welson Gasparini – Prefeito Municipal. 
- 
-Tivemos a divulgação do esperanto em colunas, quase diárias, nos jornais “A Cidade”, “Diário da Manhã”, “Diário de Notícias” e “O Diário”, com quase 108 artigos publicados; além de noticiários nas rádios, menos frequentes, sobre o esperanto e, cinco entrevistas nas rádios: PRA-7, Cultura, Brasiliense, ZYR-79 e Colorado. A partir de março de 2004 o Jornal Peregrino das Letras, recomeça a publicar textos sobre e em Esperanto, além de divulgá-los em seu site. 
- 
-Em 6 de agosto de 1966, ocorreu a primeira reunião dos esperantistas em Assembléia Geral, no SESC, Rua Tibiriçá, 50, com a presença de 58 pessoas, de Ribeirão Preto, São Paulo, Mato Grosso, Ubatuba. Foi entoado o Hino Esperantista pelos alunos do Curso de Esperanto da Profa. Maria Emilia Barboni, do Ginásio Apóstolo Paulo, que promovia cursos de esperanto desde 1963, sob a regência da Profa. Elisabeth Suassuna. 
- 
-Participação de seis esperantistas de Ribeirão Preto no 1º Congresso Brasileiro de Estudantes de Esperanto, realizado de 9 a 12 de junho de 1966 em Uberlândia. Foi neste congresso que José Pedro Miranda (23.7.1930 – 17.7.1999) jornalista, escritor, filólogo e pesquisador da história de Ribeirão Preto intensificou seu trabalho em prol do esperanto, participando da fundação: RPEC – Ribeirão Preto Esperanto Clube, IERP – Instituto de Esperanto de Ribeirão Preto, ABE – Academia Brasileira de Esperanto, ABEPE – Associação Brasileira de Estudos Pedagógicos de Esperanto. O esperantista José Pedro Miranda também é membro fundador da - ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto - (13 de novembro de 1981). 
- 
-Em 13 de dezembro de 1967 José Pedro Miranda foi nomeado Delegado da UEA – Universala Esperanto Asocio por Ribeirão Preto. Igualmente recebeu credenciais de Delegado Especial para os setores de Heráldica, Jornalismo e Turismo. 
- 
-Em 15 de dezembro de 1966 foi oficialmente criado o Ribeirão Preto Esperanto-Klubo, com sede social na rua Tibiriçá, 50, nas dependências do SESC (no livro de ata, consta 107 sócios fundadores). Ali foram ministrados cursos de esperanto nos níveis básico, intermediário e superior. Em de 19 de março de 1968 o clube mudou para a Rua Florêncio de Abreu, 1154 - sede alugada e, após um período de funcionamento neste endereço, mudou-se para a Rua Visconde do Inhaúma, no edifício da Sociedade Legião Brasileira (Biblioteca) sala nº 1, Edifício Padre Euclídes. Alguns dos presidentes do RPEC: Prof. Osvaldo Arruda Stein, Antonieta Almeida Miranda, Manoel Moacir Sisccatti. 
- 
-Em 6 de julho de 1968 é fundada a Organização da Juventude Esperantista de Ribeirão Preto. 
- 
-Lei nº 2.215 - de 9 de maio de 1969 - Considera de utilidade pública municipal o “Ribeirão Preto Esperanto Clube”. - Dr. Antônio Duarte Nogueira - Prefeito Municipal. 
- 
-Em julho de 1969 Manoel Moacir Sisccatti é nomeado Delegado da UEA – Universala Esperanto Asocio por Ribeirão Preto. Temos também a Sub-Delegada da UEA , Neusa Priscotin Mendes. 
- 
-De 15 a 17 de novembro 1991 foi realizado o XV Encontro de Esperanto do Estado de São Paulo e a IV SINI - Semeadura de nossas crianças, patrocinada pela Associação Paulista de Esperanto e organizado pelo Esperanto Labor Grupo Verda Suker-kano de Ribeirão Preto. 
- 
-Em junho de 1992 (ano em que criou o Departamento de Esperanto), o IHFL – Instituto Homeopático François Lamasson, anuncia o primeiro Curso de Esperanto. Foi lançado também o boletim bilíngue do Museu (Português / Esperanto) e, a Revista Pesquisa Homeopática também bilíngue. Em 1993 publica o primeiro livro bilíngue – Português / Esperanto -, Homeopatia – Orientação Popular; o livro já contava com edições em português. O Centro Cultural Esperantista de Ribeirão Preto promoveu em 1993 o I Encontro de Esperanto de Ribeirão Preto, em o II Encontro de Esperanto e, em 1999 a 3ª SERP – Semana Esperantista de Ribeirão Preto. Destacamos que o Museu de Homeopatia - Abrahão Brickmann, fundado em 1981. Possuindo um dos principais acervos da Homeopatia no Brasil adotou o esperanto como idioma de comunicação internacional, passando a ser uma referência brasileira para o mundo. O IHFL – Instituto Homeopático François Lamasson organizou de 25 a 29 de julho de 1993 – LIV Congresso Médico Homeopático Panamericano – Ribeirão Preto – SP – A capital brasileira da homeopatia. 
- 
-Em 1996 ocorre o XXXII - Congresso Brasileiro de Esperanto na cidade de Ribeirão Preto. 
- 
-Lei nº 8.463 - de 25 de maio de 1999 - Introduz no currículo escolar da rede Municipal de ensino, o ensino da língua internacional esperanto e dá outras providências. – Luiz Roberto Jábali - Prefeito Municipal. 
- 
-Lei nº 8.755 - de 18 de abril de 2000 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o Centro Cultural Esperantista de Ribeirão Preto, para instalação de classes de ensino de língua esperanto e dá outras providências. – Luiz Roberto Jábali - Prefeito Municipal. 
- 
-Em 12 de junho de 2003 foi fundada a APERP – Associação Pró-Esperanto de Ribeirão Preto, com a finalidade de difundir o esperanto na cidade de Ribeirão Preto e nas regiões circunvizinhas. Em setembro promove o XIX Encontro Regional de Esperanto. 
- 
-Em 15 de dezembro de 2005 a TV Clube de Ribeirão Preto (TV Bandeirantes), faz uma reportagem sobre o Esperanto na APERP – Associação Pró-Esperanto de Ribeirão Preto, que foi exibida ao meio dia no “Jornal da Clube”. 
- 
-De 13 a 15 de outubro de 2006 foi realizado o primeiro Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas. 
- 
-O esperanto foi lecionado em Ribeirão Preto nos seguintes locais: Escola Municipal Dom Luiz do Amaral Mousinho - Curso Municipal de Esperanto, SESC – Serviço Social do Comércio – Curso Popular de Esperanto, Colégio Metodista Educacional – Curso elementar, básico, intermediário e superior, Sociedade Legião Brasileira de Civismo e Cultura de Ribeirão Preto, Colégio Brasil – Curso elementar, básico e intermediário, Colégio Apóstolo Paulo – Curso elementar, básico e intermediário, IERP – Instituto de Esperanto de Ribeirão Preto, ABE – Academia Brasileira de Esperanto, ABEPE – Associação Brasileira de Estudos Pedagógicos de Esperanto, Instituição Moura Lacerda, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Barão de Mauá”, SORIL - Sociedade Ribeirãopretana de Linguística, ABC – Associação Brasileira de Cursos, e na LBV - Legião da Boa Vontade. 
- 
-Atualmente o esperanto pode ser estudado na APERP – Associação Pró-Esperanto de Ribeirão Preto, na Av. Paranapanema, 684 – Tel.: (16) 3633 2784 e no Instituto Homeopático François Lamasson, na Rua Américo Brasiliense, 1451 – Tel.: (16) 3636 8889. 
- 
-Localidades de Ribeirão Preto que fazem referência ao esperanto: 
- 
-- Travessa Esperanto – Bairro Campos Elíseos 
- 
-- Travessa Doutor Zamenhof – Bairro Ipiranga 
  
 ---- ----
  • ribeirao_preto_eo.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2019/06/27 23:24
  • de avellar