ribeirao_preto_pt

Diferencoj

Tio montras diferencojn inter du versioj de la paĝo.

Ligilo al kompara rigardo

Sur ambaŭ flankoj antaŭa revizioAntaŭa revizio
ribeirao_preto_pt [2019/06/27 22:23] avellarribeirao_preto_pt [2019/06/27 22:43] (aktuala) avellar
Linio 1: Linio 1:
-14.12.1966 - da esquerda para a direita – Membros do Ribeirão Preto Esperanto Clube – Lilia Carvalhais, Maria Emilia Barboni, Elizabeth P. Suassuma, José Pedro Miranda, José de Freitas Ramos, Osvaldo de Arruda Stein, Arthur Soldatti, Valdir Pires, Gilberto de Mello Brigadão, Manoel Moacir Sisccatti, Leda Freitas Ramos. - (Foto cedida por Manoel Moacir Sisccatti)+====== Ribeirão Preto / Ribejran-Preto ====== 
 +{{::rpek_eo1.jpg?400 |}} 
 +**14.12.1966** - da esquerda para a direita – Membros do Ribeirão Preto Esperanto Clube – Lilia Carvalhais, Maria Emilia Barboni, Elizabeth P. Suassuma, José Pedro Miranda, José de Freitas Ramos, Osvaldo de Arruda Stein, Arthur Soldatti, Valdir Pires, Gilberto de Mello Brigadão, Manoel Moacir Sisccatti, Leda Freitas Ramos. - (Foto cedida por Manoel Moacir Sisccatti)
  
 Em Ribeirão Preto, o Esperanto começa a estruturar-se em termos de associação nos anos sessentas, embora já existissem esperantistas na cidade. Em Ribeirão Preto, o Esperanto começa a estruturar-se em termos de associação nos anos sessentas, embora já existissem esperantistas na cidade.
Linio 7: Linio 9:
 Tivemos a divulgação do esperanto em colunas, quase diárias, nos jornais “A Cidade”, “Diário da Manhã”, “Diário de Notícias” e “O Diário”, com quase 108 artigos publicados; além de noticiários nas rádios, menos frequentes, sobre o esperanto e, cinco entrevistas nas rádios: PRA-7, Cultura, Brasiliense, ZYR-79 e Colorado. A partir de março de 2004 o Jornal Peregrino das Letras, recomeça a publicar textos sobre e em Esperanto, além de divulgá-los em seu site. Tivemos a divulgação do esperanto em colunas, quase diárias, nos jornais “A Cidade”, “Diário da Manhã”, “Diário de Notícias” e “O Diário”, com quase 108 artigos publicados; além de noticiários nas rádios, menos frequentes, sobre o esperanto e, cinco entrevistas nas rádios: PRA-7, Cultura, Brasiliense, ZYR-79 e Colorado. A partir de março de 2004 o Jornal Peregrino das Letras, recomeça a publicar textos sobre e em Esperanto, além de divulgá-los em seu site.
  
-Em 6 de agosto de 1966, ocorreu a primeira reunião dos esperantistas em Assembléia Geral, no SESC, Rua Tibiriçá, 50, com a presença de 58 pessoas, de Ribeirão Preto, São Paulo, Mato Grosso, Ubatuba. Foi entoado o Hino Esperantista pelos alunos do Curso de Esperanto da Profa. Maria Emilia Barboni, do Ginásio Apóstolo Paulo, que promovia cursos de esperanto desde 1963, sob a regência da Profa. Elisabeth Suassuna.+{{::congresso.png?400 |}}Em 6 de agosto de 1966, ocorreu a primeira reunião dos esperantistas em Assembléia Geral, no SESC, Rua Tibiriçá, 50, com a presença de 58 pessoas, de Ribeirão Preto, São Paulo, Mato Grosso, Ubatuba. Foi entoado o Hino Esperantista pelos alunos do Curso de Esperanto da Profa. Maria Emilia Barboni, do Ginásio Apóstolo Paulo, que promovia cursos de esperanto desde 1963, sob a regência da Profa. Elisabeth Suassuna.
  
 Participação de seis esperantistas de Ribeirão Preto no 1º Congresso Brasileiro de Estudantes de Esperanto, realizado de 9 a 12 de junho de 1966 em Uberlândia. Foi neste congresso que José Pedro Miranda (23.7.1930 – 17.7.1999) jornalista, escritor, filólogo e pesquisador da história de Ribeirão Preto intensificou seu trabalho em prol do esperanto, participando da fundação: RPEC – Ribeirão Preto Esperanto Clube, IERP – Instituto de Esperanto de Ribeirão Preto, ABE – Academia Brasileira de Esperanto, ABEPE – Associação Brasileira de Estudos Pedagógicos de Esperanto. O esperantista José Pedro Miranda também é membro fundador da - ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto - (13 de novembro de 1981). Participação de seis esperantistas de Ribeirão Preto no 1º Congresso Brasileiro de Estudantes de Esperanto, realizado de 9 a 12 de junho de 1966 em Uberlândia. Foi neste congresso que José Pedro Miranda (23.7.1930 – 17.7.1999) jornalista, escritor, filólogo e pesquisador da história de Ribeirão Preto intensificou seu trabalho em prol do esperanto, participando da fundação: RPEC – Ribeirão Preto Esperanto Clube, IERP – Instituto de Esperanto de Ribeirão Preto, ABE – Academia Brasileira de Esperanto, ABEPE – Associação Brasileira de Estudos Pedagógicos de Esperanto. O esperantista José Pedro Miranda também é membro fundador da - ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto - (13 de novembro de 1981).
Linio 20: Linio 22:
  
 Em julho de 1969 Manoel Moacir Sisccatti é nomeado Delegado da UEA – Universala Esperanto Asocio por Ribeirão Preto. Temos também a Sub-Delegada da UEA , Neusa Priscotin Mendes. Em julho de 1969 Manoel Moacir Sisccatti é nomeado Delegado da UEA – Universala Esperanto Asocio por Ribeirão Preto. Temos também a Sub-Delegada da UEA , Neusa Priscotin Mendes.
 +
 + De 1980 até 1987 foi delegado da UEA Júlio da Costa Feliz, e sua esposa Eny Mello Feliz delegada de especialidade na década de 80. Em 1991 Manoel  Moacir  Sisccatti é nomeado Delegado da UEA – Universala Esperanto Asocio por Ribeirão Preto. Antes foi delegado de especialidade de 1970 a 1975,retornando em 1989. Temos também a Sub-Delegada da UEA Neusa Priscotin Mendes, desde 1992.
  
 De 15 a 17 de novembro 1991 foi realizado o XV Encontro de Esperanto do Estado de São Paulo e a IV SINI - Semeadura de nossas crianças, patrocinada pela Associação Paulista de Esperanto e organizado pelo Esperanto Labor Grupo Verda Suker-kano de Ribeirão Preto. De 15 a 17 de novembro 1991 foi realizado o XV Encontro de Esperanto do Estado de São Paulo e a IV SINI - Semeadura de nossas crianças, patrocinada pela Associação Paulista de Esperanto e organizado pelo Esperanto Labor Grupo Verda Suker-kano de Ribeirão Preto.
  • ribeirao_preto_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2019/06/27 22:43
  • de avellar