vicosa_do_ceara_pt

Viçosa (CE)

Escrito pelo Dr. Olintho Franklin Gadelha.

O Viçosa Esperanto-Klubo (VEK) teve suas ações iniciadas em prol do movimento esperantista. O VEK não teve funcionamento regular. Depois de fundado, em 1998, e com constantes atividades, passou algum tempo parado, sendo que suas atividades foram reiniciadas em 2002.

2º Encontro Cearense de Esperanto: O Encontro aconteceu no período de 30 de outubro a 1º de novembro de 1998, no Complexo de Lazer Rios, em Viçosa do Ceará. Participaram deste evento esperantistas do Ceará e do Piauí. Teve como tema “Estratégias para Interiorização do Estudo do Esperanto no Estado do Ceará”.

Curso de Esperanto: Sempre aos sábados aconteciam aulas de Esperanto na sala de júri do Fórum “Desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins”. As lições eram dirigidas pelos professores Paulo Amorim Cardoso e Dr. Olintho Franklin Gadelha. Depois de algum tempo sem realização de cursos, em 2002 já com sede própria, situada na Rua Antônio Feliciano, 937, no Centro Comercial Adélia Xavier, o VEK passou novamente a promover curso básico de Esperanto.

Curso de Esperanto para Crianças: A professora Conceição Moura ministrava curso de Esperanto para crianças de faixa etária dos 7 aos 12 anos, todos os sábados, das 16:30 às 17:30, na Rua Prefeito Antônio Gomes, 120, Centro. Após as aulas a criançada tomava deliciosos sorvetes. Participação na elaboração do “Cearaa Samideano”: O “Cearaa Samideano” é o boletim oficial trimestral da ACE (Associação Cearense de Esperanto) e, desde sua 1ª. edição contou com participação da direção do VEK nos trabalhos editoriais.

O VEK mantém curso permanente do idioma internacional nas escolas municipais e estaduais da cidade. As aulas acontecem aos sábados, sendo que para cada estabelecimento de ensino há um monitor responsável.

Publicação do Informativo VEK: Semestralmente é publicado o boletim oficial do movimento esperantista em Viçosa do Ceará. O Informativo VEK teve lançamento em 2003. O VEK conta com o correio eletrônico vicosaesperanto ARROBA bol.com.br .


Vidu ĉi tiun artikolon en esperanto.

  • vicosa_do_ceara_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/24 18:48
  • de 127.0.0.1