87a_uk_pt

87º Congresso Mundial de Esperanto em Fortaleza

Escrito pelos Prof. Paulo Amorim Cardoso e José Francelino de Oliveira.

Entre os importantes eventos esperantistas ocorridos no Estado do Ceará, destaca-se o 87º. Congresso Universal de Esperanto, realizado em Fortaleza de 3 a 10 de Agosto de 2002. Os trabalhos preparatórios iniciaram-se em 1999, quando o então presidente da Liga Brasileira de Esperanto, Osvaldo Pires de Holanda, juntamente com o Sr. Osmo Buller, Diretor da UEA (Universala Esperanto-Asocio/Associação Universal de Esperanto), Maria Delza Macabu Jesus e o casal Ledon (Gilbert e Symilde) viajaram de São Paulo a Fortaleza, onde foram recebidos por uma comissão de esperantistas no aeroporto, sob a direção do Dr. Wandemberg Ribeiro Morais, Presidente da Associação Cearense de Esperanto, e a colaboração de grande número de pessoas, entre as quais se destacam o Prof. Paulo Amorim Cardoso, o Eng. Michelson Sávio Herbster Moura, e Tarcísio José de Lima, que depois nos conduziram até o Departamento Estadual de Turismo, cuja diretora, Dra. Anya Ribeiro, nos informou sobre a capacidade da cidade hospedar até quinze mil pessoas. No dia seguinte, ela os conduziu para um passeio de helicóptero sobre a bela capital. Além disso, mostrou-lhes dois centros de convenções: o menor, com mil lugares, e o maior, com três mil. Nossa caravana foi hospedada no hotel cinco estrelas “César Park”, às expensas do Governo do Estado.

Diante da demonstração da capacidade de organização e prestígio dos esperantistas locais, o Diretor da UEA convenceu-se sobre a escolha da cidade para a realização do 87º. Congresso Universal em nosso País, a realizar-se em 2002. Inscreveram-se no congresso 1484 pessoas, mas o assistiram mais de duas mil, de cinqüenta e um países.

O tema do congresso foi a diversidade de línguas, apresentado por Humphrey Tomkin, professor universitário, ex-presidente da UEA e um dos mais destacados oradores esperantistas.

É digno de menção que, ano após ano, observamos a participação da juventude, e em Fortaleza não foi diferente, pois até mesmo o concurso literário da UEA foi ganho pelo jovem Márcio Mazza.

Dois importantes esperantistas de Fortaleza receberam homenagem do Congresso: a Sra. Lúcia Dummar representando o pioneirismo da difusão do Esperanto no Ceará, e o Prof. Paulo Amorim Cardoso, que ministrou aulas de Esperanto durante 28 anos na Universidade Federal do Ceará. Dizem que quase todos os esperantistas do Ceará foram alunos de Paulo Amorim Cardoso.

O congresso indubitavelmente foi um evento inesquecível.

  • 87a_uk_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/24 18:32
  • de zehanonimo