goiania_pt

Goiânia

Escrito pelo Dr. Raul Conde.

Provavelmente o primeiro esperantista em Goiânia foi José Veiga Jardim, o qual vivia como ermitão em um quarto de um prédio na Av. Goiás.

O Goiânia Esperanto Klubo foi fundado por Carlos de Almeida Wutke, de Uberlândia, convidado pela então presidente da instituição religiosa “Tenda do Caminho”. Reunidos na Câmara do Comércio, os interessados elegeram a primeira diretoria cujo presidente foi Aluísio Correia Melo. Ele dirigiu um curso básico de Esperanto durante dois ou três meses, numa sala da Faculdade de Medicina, cedida pelo diretor, Dr. Francisco L. de Almeida Neto, onde lecionou o Dr. Raul Conde. Um dos seus alunos foi o Dr. Aymoré Vaz Pinto, mais tarde diretor da Liga Brasileira de Esperanto. Na mesma sala Raul Conde dirigiu um curso básico, uma vez por semana, durante vários anos, onde iniciou a aprendizagem da língua Néia Lúcia Souza, ex-presidente da Liga Brasileira de Esperanto.

Pessoa ativa também no movimento foi o capitão do exército Francisco Rodrigues de Morais Sobrinho, que lecionava curso básico na sua própria residência.

Reorganizada a diretoria, o clube funcionou mais ou menos dois anos na Biblioteca Municipal, cujos alunos no final do curso receberamdiploma da BEL. O clube funcionou na Escola Técnica Federal, por pelo menos um ano, cujo diretor era Niso Prego, simpatizante da língua.

Durante o Seminário Brasileiro de Esperanto organizado pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas, em Nova Friburgo, RJ, Raul Conde conheceu Onésimo Faria, o qual apresentou a proposta de organizar o Instituto Esperanto de Educação, em Belo Horizonte. Conduzindo-o a Belo Horizonte, Raul Conde propôs ao IEE comprar uma sala em Goiânia, com a condição dos esperantistas daquela cidade tornarem-se sócios do IEE, o que foi aceito e então o Goiânia Esperanto-Klubo iniciou suas atividades na sala 104 do edifício Banco Mercantil do Brasil, no centro da cidade.

Com um grande número de jovens, foi criado o Departamento Juvenil do clube, cujo diretor foi Dilmar Ferreira, que após alguns meses propôs fundar uma instituição independente denominada Academia de Esperanto, organizando uma excursão ao Uruguai e Argentina. Tendo fracassado a idéia os associados propuseram a fusão das duas organizações, quando surgiu o Instituto Goiano de Esperanto.

Dilmar Ferreira transferiu-se para Anápolis, deixando o movimento. Onésimo Faria idealizou e realizou o primeiro encontro da região centro-oeste em Araxá, MG, do qual participou Raul Conde, que após um ano organizou o segundo encontro da região centro-oeste em Goiânia, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás.

Nos anos 90 Dilmar fundou o Centro Cultural de Esperanto, que funcionou durante alguns anos.

Em 1978 Raul Conde propôs ao Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Goiás, o curso básico de Esperanto como curso de extensão, com pontos válidos para os universitários. Aprovado, Raul Conde dirigiu o curso por vários anos, até sua transferência em abril de 1995 para a cidade de Araxá, MG. Nos anos 90 Fabrício do Valle foi ativo no movimento, quando fundou a “Zamenhof Editores”


Vidu ĉi tiun artikolon en esperanto.

  • goiania_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/24 15:00
  • de zehanonimo