joao_pessoa_pt

João Pessoa

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

A 2º. Convenção Nordestina de Esperanto ocorreu na cidade de João Pessoa, de 13 a 15 de julho de 1951. O objetivo da convenção era comemorar o 64º. Aniversário do Esperanto e a preparação de 13º. Congresso Brasileiro de Esperanto em Recife.

A 13 de julho ocorreu a reunião preparatória da convenção e no dia 14 realizou-se à tarde, um passeio pela cidade. À noite, reunião solene no teatro ‘’Santa Rosa’’, sob a presidência do Dr. Luís Rodrigues de Souza, Secretário de Educação, como representante do governador do Estado, José Américo de Almeida.

No dia 15 ocorreram duas reuniões de trabalho; almoço na praia ‘’Tambaú’’, oferecido pelo prefeito da capital Sr. Osvaldo Pessoa. Às 15 horas o Governador recebeu os membros da convenção no Palácio Governamental.

Além do grande número de pessoas, participaram oficialmente na convenção os Srs. Alfredo de Azevedo, de Recife; Prof. Manuel Nery, de João Pessoa; e Arlindo Castor de Lima, de Natal.

Em 1991 foi realizado em João Pessoa o 1º Seminário para Esperantistas Ativistas, nos dias 21 e 22 de abril, dentro do programa da 3ª Reunião de Trabalho de Representantes de Associações Esperantistas do Nordeste, organizada pela Associação Potiguar de Esperanto, de Natal.

Segundo informação publicada no Esperanto Notícias de abril/junho de 1997, neste ano a diretoria da Associação Paraibana de Esperanto era assim constituída:

Presidente, Roberto da Silva Ribeiro; Secretária, Maria Hilarina Aires Nunes; e Tesoureiro, Jason Gonçalves de Lima.

Desejando divulgar melhor o Esperanto, a Associação Paraibana de Esperanto, em acordo com a Liga Brasileira de Esperanto, decidiu instituir um curso por correspondência, iniciando por uma palestra na sede da Associação dos Inativos e Pensionistas da Universidade Federal da Paraíba, realizada a 7 de agosto de 1998.

A 26 de março de 1999 foi empossada nova diretoria da Asso ciação Paraibana de Esperanto com os seguintes membros:

Presidente, Maria Hilarina Aires Nunes; Vice-presidente, Carlos Belém; Secretária, Terezinha de Oliveira; Tesoureiro, Jason Gonçalves de Lima.

A reunião solene realizou-se na biblioteca “Virginia da Gama Melo”, da Fundação Cultural Espaço José Lins do Rêgo.

O órgão oficial trimestral da Associação Paraibana de Esperanto intitula-se “Caravana Paraibana”.

Maria Hilarina Aires Nunes edita o boletim bimestral das Associações Nordestinas Brasileiras, com a colaboração de esperantistas de Salvador, Muritiba, Aracajú, Maceió, Natal, Fortaleza e Campina Grande.


Vidu ĉi tiun artikolon en esperanto.

  • joao_pessoa_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 14:30
  • de 127.0.0.1