recife_pt

Recife

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

O trabalho apresentado aqui é de autoria do Sr. Thomás Tenório Vila Nova e foi apresentado em português por ocasião do 15º Congresso Brasileiro de Esperanto realizado em Niterói - RJ, de 14 a 21 de julho de 1957. Ele é amplo sob o ponto de vista literário, mas muito resumido sob o aspecto histórico; faltam informações sobre datas, principais eventos e até mesmo nomes de pessoas que eventualmente realizaram tais acontecimentos.

A primeira manifestação do movimento esperantista em Pernambuco ocorreu quando foi criado o “Pernambuco Esperanto-Klubo”, que rapidamente desapareceu. Naquele tempo haviam poucos esperantistas, isolados, sem condições para divulgação da língua. Ali, o verdadeiro símbolo do ideal esperantista era o Dr. Methodio Maranhão, delegado da UEA, culto e entusiasta, mas diante de suas muitas atividades ele pouco pôde divulgar a língua. Após seu falecimento, seus filhos doaram uma bela biblioteca esperantista para a Associação Pernambucana de Esperanto.

Em 21 de abril de 1938 foi fundada a Associação Pernambucana de Esperanto quando já existia a Pernambuka Esperanto-Societo” desde 1925. Na mesma época existia também, no bairro da Torre, o “Esperanto Voleibol Club”.

Em novembro de 1939 foi fundado em Garanhuns o “Esperanta Grupo Ismael Gomes Braga”, que, durante alguns anos manteve uma vigorosa atividade esperantista.

Pode-se dizer que o movimento esperantista em Pernambuco vive graças aos dedicados esforços da Associação Pernambucana de Esperanto, cujo persistente trabalho merece aplauso da comunidade esperantista. Não se pode esquecer o nome de Odilon Araújo, fundador do jornal “Pernambuco Esperantista”, que por um longo tempo manteve viva a chama do ideal esperantista em Pernambuco. Existem esperantistas isolados em muitas cidades do interior como “Triunfo”, “Palmares”, “Garanhuns”, “Caruaru”, “Ribeirão” e “Vitória de Santo Antão”.

Em 1952 foi realizado, em Recife, o 13º Congresso Brasileiro de Esperanto com o esforço conjunto de coidealistas, dos quais destacaram-se Alfredo Azevedo, Fernando Laroca, Moacir da Silva Cunha, Ernesto Diniz, José Laércio, Neuse Araújo, Calinicio Silveira, Amaro Pinagé, Artur Veloso e Lurdinha Cordeiro. Em julho de 1956 reapareceu o “Pernambuco Esperantista” como órgão oficial da Associação Pernambucana de Esperanto. No ano de 1984 a Associação Pernambucana de Esperanto lançou campanha para aquisição de sede própria. A 17 de junho de 1987 foi eleita nova diretoria, cujo presidente para o período 1987/89 foi Amaro Pinagé Soares; e vice-presidente, Prof. Jannes Marcus Mabessoone, redator do jornal Pernambuco Esperantista.

O jornal Pernambuco Esperantista, número de julho de 1985, anuncia que a campanha para aquisição da sede própria prossegue satisfatoriamente.

Em 1988, por ocasião do centenário do Esperanto, a Universidade de Pernambuco juntamente com a Associação Pernambucana de Esperanto, em homenagem à Língua Internacional, publicaram uma revista ilustrada de geologia, contendo 95 páginas repletas de conteúdo interessante. A 22 de abril de 1989 foi eleita e empossada a seguinte diretoria da Associação Pernambucana de Esperanto: Amaro Pinagé Soares, Edie de Aquino Leite, Ada de Almeida Leite, Maria José Pontes, Edson Vicente de Albuquerque e Edson Silveira Mascarenhas. Para o período de 1991/92 foi eleito como presidente Jannes Marcus Mabessoone. Em 3 de abril de 1991 foi fundada, em Recife, a Associação Brasileira de Cursos de Didática do Esperanto, cujo fundador, Jorge de Oliveira, visava não só ministrar cursos mas também realizar palestras e outras atividades para divulgação do Esperanto.

O Esperanto Notícias de julho/setembro de 1994, anuncia que, o presidente da Associação Pernambucana de Esperanto, Hamilton Nery, informa que finalmente a associação conseguiu comprar sua sede própria.

Durante o ano de 1996 a Associação Pernambucana de Esperanto manteve cursos para crianças e círculo de conversação; dirige cursos nas Universidades Estadual e Católica; curso para cegos; em quartéis; em onze centros espíritas; e nas seguintes cidades: Olinda, Cabo, Paulista, Caruaru e Afogados da Ingazeira.

Durante o ano de 1999 ocorreu mensalmente, na Faculdade de Administração de Recife, sob a direção da Associação Pernambucana de Esperanto, reuniões de professores esperantistas sob a presidência do Dr. Luís Mario de Oliveira Assunção.

A sede própria da Associação Pernambucana de Esperanto fica na Rua Siqueira Campos, 279, Edifício Brasília, 5º andar, sala 905 – Recife, PE.


Vidu cxi tiun artikolon en esperanto.

  • recife_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 15:23
  • de zehanonimo