sao_luis_pt

São Luis

Escrito pelo Dr. Osvaldo Pires de Holanda.

Informação sobre o movimento esperantista no Estado do Maranhão aparece no relato do Dr. Milton Serra, da cidade de Lorena, SP, onde consta que Oswaldo de Freitas, que em 1943 residia em São Luís, fundou o São Luís Esperanto-Clube. Posteriormente transferiu-se para Lorena, SP.

Notícia publicada no “Brasil Esperantista”, de julho/setembro de 1948, informa que o “Maranhão Esperantista”, órgão oficial do Clube esperantista São Luís, na capital do Estado, começou a ser publicado a 14 de julho. Diretor, Oziel R. Carneiro; Secretário, Paulo Amorim Cardoso; e Redator, Olimpio R. Fialho. A nota informa ainda o funcionamento de três cursos de Esperanto.

O “Brasil Esperantista”, de setembro/outubro de 1951, anuncia a fundação de duas associações esperantistas na capital “São Luís”:

“Associação Maranhense de Esperanto”, cuja diretoria foi: Presidente, Dr. João Brito Jorge; 1º. Vice-Presidente, Dr. Olímpio Ribeiro Fialho; 2º. Vice-presidente, Tenente Juvenal Nascimento de Araú jo; 1ª. Secretária, Srta. Ipatia Damasceno Ferreira; 2º. Secretário, Fernando da Costa Coelho; 1ª. Tesoureiro, Éder Santos; 2º. Tesoureiro, Mariano Ferreira Braga; Bibliotecário, Paulo Kruger de Oliveira. Como Patrono a associação escolheu o saudoso samideano A. Couto Fernandes e como Presidente de Honra, o Sr. Plácido José Camões.

O “São Luís Esperanto-Clube”, cuja diretoria foi: Presidente de Honra, Dr. Francisco Montelo; Presidente, Dr. Olímpio Ribeiro Fialho, 1º. Vice-Presidente, Tenente Juvenal Nascimento de Araújo; 2º. Vice-Presidente, Prof. José Rego; 1ª. Secretária, Srta. Violeta Serra; 2ª. Secretária, Srta. Petronílha de Lima Fialho; 1º. Tesoureiro, João B. G. Carvalho; 2º. Tesoureiro, Sanson Alhadef; Bibliotecária, Profa. Luzia D. L. Moreira. O patrono do clube foi o Sr. Domingos de Castro Perdigão.

Segundo informação publicada no boletim informativo “Esperanto Notícias”, de janeiro/fevereiro de 1988, a Associação Esperantista do Maranhão realizou em São Luís, de 15 a 19 de dezembro de 1987, o 1º Encontro Amazônico de Esperanto, sob o tema: “A Cultura Amazônica e o Ensino do Esperanto.

O encontro realizou-se no auditório da Universidade Federal do Maranhão; e a patrona desse evento foi a prefeita de São Luís, Gardênia Ribeiro Gonçalves.

O “Esperanto Notícias” de março/abril de 1988 anuncia também que o jornal “O Estado do Maranhão”, editado em São Luís, periodicamente publica artigos de Gilson Villas Boas Passos sobre o Esperanto.


Vidu ĉi tiun artikolon en esperanto.

  • sao_luis_pt.txt
  • Lastaj ŝanĝoj: 2007/07/26 14:29
  • de zehanonimo